VAMOS FALAR SOBRE TDAH NA ESCOLA
Muitas crianças com TDAH podem enfrentar dificuldades escolares, mas o TDAH nem sempre está associado a problemas acadêmicos. Algumas crianças são muito calmas nesse aspecto. Algumas crianças com TDAH podem não ter dificuldades escolares, mas uma grande maioria sim terá dificuldades.
Então, o que Kathya sugere que podemos fazer para ajudar essas crianças no desenvolvimento escolar?
Existem algumas medidas que podem ser adotadas. Uma delas é a adaptação do ambiente escolar, como colocar a criança para sentar na frente, longe de janelas e portas, para diminuir a quantidade de estímulos na sala de aula, especialmente em relação às cores, não é?
Também podemos fazer adaptações no currículo dessa criança, fragmentando as tarefas em partes menores. A adaptação do currículo pode envolver a fragmentação das atividades, ou seja, tornar as atividades mais curtas, em vez de ter cinco itens, às vezes ter dois ou três itens, reduzindo a quantidade de questões nas provas escolares e aumentando o tempo de entrega para que a criança tenha mais tempo para produzir. Não vamos avaliar tanto a quantidade, mas sim a qualidade do desenvolvimento dessas tarefas.
Outra medida é fornecer suporte individualizado, onde a criança pode ter uma professora ao seu lado, principalmente durante os momentos de prova, para ler, ajudar na interpretação, planejar e organizar melhor o desenvolvimento das tarefas.